sábado, 21 de fevereiro de 2015

Retorno + HIV

Olá leitores, aqui quem fala é o Paulo. Depois de uns dias sem aparecer aqui pelo blog, eu voltei. Estive fora por uns dias e isso me impossibilitou de escrever aqui no blog, até minhas leituras ficaram paradas, mas a partir de hoje vou voltar com tudo. 

E vou falar de um tema que deveria ter comentado antes do carnaval, HIV, mas enfim...

Nesse carnaval houve muita curtição, muito beijo na boca e também muito sexo. Mas será que esse sexo foi seguro? Uma análise feita ano passado sobre HIV (doenças sexualmente transmissíveis)  mostrou que esse índice aumentou no Brasil. (Veja a matéria aqui.). E isso pode ter aumentando no carnaval desse ano, ou não.

Bom, como nosso blog é sobre livros, resolvi mostrar dois livros que falam sobre o assunto, que também pode cair na prova do ENEM.

O primeiro livro é Depois daquela viagem, de Valéria Polizzi. 


Na obra, ela mostra como, de repente, por causa da quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS. Como numa conversa entre amigos, o leitor tem a oportunidade de partilhar com Valéria a angústia de compreender que ela está com AIDS, um dos males mais comentados a partir da década passada. Ao mesmo tempo, Depois daquela viagem propicia uma verdadeira imersão cultural no cotidiano e na alma dos jovens de sua época.
O livro começa no ano de 1986 onde todos acreditavam que o vírus da AIDS só infectava homossexuais, que havia pouca informação de como evitar a infecção e também havia um grande preconceito com quem era infectado pela doença. Na época não havia remédio para evitar que os sintomas aumentassem. Só a partir de 1990 é que descobriram como diminuir os sintomas. O livro termina em 1994 com a doença no mundo aumentando cada vez mais. (Fonte: Passei Web).
O segundo livro é Pequeno Segredo, de Heloisa Sscurmann.


A autora desta obra, Heloisa Schurmann, é de uma família conhecida pelas aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Quis o destino que o dia a dia da família fosse surpreendido pela chegada de Kat, uma pequena e animada criança que passou a dividir com eles uma vida feliz pelos mares. Em 'Pequeno segredo', a autora conta uma história sobre os presentes dados pelo acaso. Sobre como um filho, biológico ou não, pode modificar por completo uma vida. E, acima de tudo, sobre até onde uma pessoa pode ir quando é tocada pela força do amor incondicional. (Fonte: Livraria Cultura).

Apresentado os livros, espero que vocês tomem consciência de suas atitudes, usem camisinha e tenham muito cuidado, não só em festas como o carnaval, mas sempre. 

Espero que vocês tenham gostado do jeito que eu abordei o assunto com vocês, e também para quem quiser ver um vídeopara saber mais, o Frederico, do canal Eu Devido, também deu algumas dicas no canal dele. (Veja Aqui). Voltarei a falar de outras coisas, mas não hoje. Deixe nos comentários  o que vocês acharam e até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário