sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dicas para o ENEM 2015 - Parte 2

Olá leitores, aqui é o Paulo e vou continuar dando algumas dicas para vocês.


Como falei na última postagem (veja aqui), nesta postagem vou falar de dicas de como chutar em uma questão, seja no ENEM ou em outro vestibular.

1- Estudar o conteúdo da prova
Como assim? Estudar para chutar? isso mesmo, essas estratégias se tratam de probabilidades, quanto mais você souber do conteúdo mais questões tu elimina e maior a probabilidade de acerto na hora do chute, se você ficar entre duas questões terá 50% de chances, essa chances diminuem conforme aumenta o número de questões.

2- Chutar no tempo certo
Segundo o Professor Paulo Sampaio, você deve chutar quando o tempo para realizar a prova estiver acabando, tente eliminar o máximo de questões possíveis antes de chutar.

3- Não chute sempre na mesma 
Apesar de muitos aconselharem a chutar sempre na mesma questão, esse é um método bastante arriscado, pois o MEC exige igualdade nas questões, em torno de 20% para cada letra.

4- Eliminação
Elimine o máximo de questões de conseguir, isso aumentará sua probabilidade de acerto.

5- Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

6-Respostas semelhantes
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

7- Generalizando tudo
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

*OBS.: essas dicas foram retiradas do site Vestibulando Ansioso.

Bom, galera, essas foram as  dicas. Eu já aplicava algumas dessas dicas e outras foram novidades. Espero que ajude vocês (e não! não estou falando pra vocês chutarem, só em caso de necessidade). Até mais!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário